Le Monde diplomatique: um caminho digital Livre
2023-09-17T10:50:00+01:00
Le Monde diplomatique: um caminho digital Livre
Pode uma toalha ser mais poderosa do que a espada?
Como é que a recusa do serviço militar obrigatório levou à criação do primeiro jornal Francês com presença na Internet?
Fundado originalmente em França em 1954 e em Portugal em Abril de 1999, o Le Monde diplomatique é um jornal internacional, presente em 30 países e traduzido para 19 línguas diferentes e o primeiro jornal Francês a ter um sítio web, em 1995.
Editado em Portugal pela Cooperativa Outro Modo, o Le Monde diplomatique - edição portuguesa é um mensário de tenacidade crítica e informação aprofundada, que procura aprofundar, analisar e debater temas fulcrais da actualidade, essenciais para a construção da democracia, longe da “espuma dos dias” e do mediatismo efémero.
Recentemente e em linha com a sua filosofia editorial, tem feito um maior esforço para reforçar o uso de Software Livre na sua edição, em particular no “online” - um caminho que iniciou em 2006 e ainda não terminou.
Que desafios se apresentam?
Que soluções e ferramentas foram encontradas?
Como podem o Software Livre e Ubuntu agilizar a edição e arquivo em linha de um jornal, mantendo o compromisso com os seus princípios éticos e comunitários? O que falta fazer?
Que desafios se colocam para o futuro?
Esta comunicação tentará ilustrar tudo isto.

Miguel Gomes
Antropólogo, músico e formador, é um evangelista do Software Livre. É utilizador de Ubuntu desde 2009, membro do Conselho Comunitário da Comunidade Ubuntu Portugal, sócio da ANSOL e participa no podcast Ubuntu Portugal desde 2021. Em vários projectos, associações e empresas por onde passa e na sua vida pessoal, tenta sempre aplicar soluções FLOSS ou recomendar o seu uso. Trabalha com o Le Monde diplomatique - edição portuguesa desde 2020.